quinta-feira, 1 de maio de 2014

A importância do ato de ler

     Esse título é conhecido, pois sim, de um dos autores mais importantes e estudioso da educação.  O genial Paulo Freire, que nos faz refletir e amar a educação.  Destaco um capítulo: Homem novo, a mulher nova e a educação."Uma  das qualidades mais importantes do homem novo e da mulher nova é a certeza que têm de que não podemos parar de caminhar e a certeza de que cedo o novo fica velho se não se renovar. A educação das crianças, dos jovens e dos adultos  tem uma importância muito grande na formação do homem novo e da mulher nova. Ela tem que ser uma educação nova também, que estamos  procurando por em prática de acordo com nossas possibilidades. (..) uma educação que se fundamenta na unidade entre a prática e a teoria, entre o trabalho manual e o trabalho intelectual e que, incentive os educandos a pensar certo".
    Nesse propósito o projeto retrata uma prática que por muitos educadores pode se perpetuar como tradicional, mas o ato de pesquisar  está vinculado ao ato de ler o mundo e todos que nele vive. E esse ato, propõe o que Freire  nos coloca sobre  a importância do  trabalho intelectual, na qual há um  incentivo ao aluno, o ato de  pensar e refletir. E quando esse está pesquisando, logo, percebe a necessidade de uma  ajuda mútua para efetivar seu trabalho, que no caso deste projeto foi a colaboração dos seus pais, para concluir o que lhe for solicitado pelo professor.
    Ressaltamos essa metodologia, que não se pode ser esquecida na educação. Na qual , o mundo da pesquisa, continua sendo um grande instrumento na construção do conhecimento do aluno, por isso se faz necessário, sempre  que o professor mande algum tema, ativando a pesquisa, se possível  relacionado com o conteúdo, a fim de contribuir na construção da aprendizagem. 
    A abordagem da pesquisa na turma da 1ª série foi a origem do seu nome, o porque da sua escolha e no final não esquecendo  de  expressar através do desenho, (tão  importante nesta fase) suas   relações humanas   e logo, compartilhando com os colegas  as pessoas que ama, contribuindo para sua percepção social e dos laços familiares, importantes para seu crescimento afetivo.








Pesquisa realizada com os pais sobre a origem do seu nome. Posteriormente lida  em aula para turma, compartilhando suas histórias de vida.





Nenhum comentário:

Postar um comentário