segunda-feira, 21 de abril de 2014

PROJETO: EU, TUDO E TODOS NO MUNDINHO AZUL - TURMA: 13 - 1º ANO - 2014

Projeto: Eu, tudo e todos no mundinho azul


  • Apresentação
     Este Projeto visa estar em consonância com o Projeto em âmbito escolar do ano letivo de 2014 da Escola Municipal de Ensino Fundamental Osório Ramos Corrêa: Ler está valendo: O conhecimento nos liberta! Este se deu partida e com muitos trabalhos e ações consolidadas já no ano de 2013.
   Neste propósito, parte-se o mesmo da leitura de leite: O Mundinho Azul da autora: Indrig Biesemeyer. Principalmente pelo fato já evidenciado pela pesquisa e a própria prática docente, da literatura infantil ser um meio fascinante e interessante para encantar as crianças e motivá-las à novas descobertas e demais conhecimentos e aprendizados que poderá lhe proporcionar, como: Desvendar e reconhecer o seu o Eu, também tudo e todos que os cercam, pessoas, animais, natureza ( meio ambiente), o mundo em geral ( Terra, planetas, água) e muitos outros conteúdos que podem ser alinhavados ao tema.
    Na leitura de leite à uma preocupação de levar o aluno a um despertar pelo gosto da leitura e também a todos os conhecimentos trazidos com o ato de ler. Sendo então, ressaltado a necessidade de um constante ato de pesquisa e planejamento, por parte do professor da sala de aula, para que haja uma verdadeira mediação, na proposta de transformar conteúdos escolares em aprendizagens significativas ao aluno.Logo, enfatizando da necessidade de não deixarmos de lado a relação , escola X apoio dos pais para essa efetiva consolidação.

    Outro aspecto destacado pelos PCNs é que a escola “deve organizar-se em torno de uma política de formação de leitores. Todo professor, não apenas o de Língua Portuguesa, é também professor de leitura”. É importante destacar que as duas atividades mais comuns relacionadas à leitura em sala de aula, ler em voz alta e fazer perguntas de compreensão do texto, não ensinam de fato a ler. Para tanto, algumas tarefas específicas podem ajudar e cabe ao professor planejar suas aulas, de acordo com a realidade e a necessidade dos seus alunos para maior aproveitamento no processo de ensino-aprendizagem. (Canuto, 2010)


    Seguindo o planejamento para a turma: 13 ,do 1ª série do Ensino Fundamental, levando-se em conta a motivação, a vontade de sempre aprender e ensinar para que o conhecimento realmente liberte desde a tenra idade.
    1- Objetivo Geral:
   Despertar e envolver o aluno no mundo da leitura, de uma forma que os conteúdos escolares sejam desenvolvidos com criatividade e que esse, desperte o interesse do aluno,   atraído prazerosamente pelo gosto de ler  possa  também  ampliar seus conhecimentos em   atividades dinâmicas sobre os temas gerados e  que sejam  significativas  e perceptível no desenvolvimento das suas aprendizagens,  durante o transcorrer do ano letivo.

    2-Objetivos Específicos:
  • Ouvir histórias variadas, poesias e textos informativos relacionados ao tema;
  • Perceber-se como ser único e participante de uma sociedade, em cultura e diversidades.
  • Propor a músicas e letras de música destacando noções de corpo e de ritmo
  • Assistir a vídeos e filmes que tratem do tema, ampliando a reflexão e troca de ideias sobre os temas.
    Reconhecer que o mundo é repleto de água, sua importância, preservação e tudo que se relacione sobre o tema( meio-ambiente, ciclo da água, etc.)
  • Elaborar pequenas experiências científicas, no qual se façam necessários o uso da observação, da comparação e da formulação de hipóteses e do debate sobre todo o conhecimento gerado através desta.
  • Economizar água nas diversas situações cotidianas em casa e na escola;
  • Trabalhar com materiais que podem ser reciclados
  • Produzir trabalhos de artes, utilizando as diversas linguagens artísticas ( recorte, colagem, dobradura,pintura)
  • Perceber nas arte plásticas assuntos sobre o tema fazendo releituras destas.
  • Reconhecer doenças e situações que prejudicam a saúde pública, seu combate e prevenção das mesmas.
  • Adquirir hábitos de cuidado e preservação do meio onde se vive;
  • Conhecer e apreciar uma alimentação saudável e cuidados com o corpo
  • Trabalhar noções de espaço, motricidade ampla e fina e atividades lúdicas que desenvolvam sobre o tema e para uma alfabetização prazerosa e eficiante.


  • Componentes curriculares relacionados ao projeto.
1- Ciência 
2- Língua Portuguesa
3- Matemática 
4- História
5- Geografia
6-Arte
7- Música
8- Educação Física


  •  Conteúdos:
 Ciência :
  • O que é o meio ambiente ( plantas, animais)
  • Noções sobre o planeta azul ( proporções terra e água)
  • Água
  • Experimentos: Arco-íris, germinação
  • Reciclagem
  • Partes do corpo ( esquema corporal)
  • noções de terra e os planetas e sistema solar
  • Noções da diversidades culturais e outras.

Língua portuguesa:
  • Poemas
  • Histórias
  • Contos
  • Escrita de palavras ( consciência fonológica, letras, silabas e palavras e textos até chegar a uma escrita e leitura alfabética))
  • Pintura, recorte e colagem
  • Música

Matemática:
  • Situações problemas
  • Construção do número até o 9  ampliando se possível até o 19.
  • Noções espaciais
  • Jogos pedagógicos e de raciocínio- lógico
  • brincadeiras  lúdicas

História:

   
  •   Sua origem: Eu se vendo e se compreendendo com ser.
  •  Grupos sociais ( profissões, meios de transportes, etc.)
  •  Costumes
  • Cultura indígena
  • Consciência negra
  • Noções e participações em datas comemorativas.
 Geografia:
  • Os papéis da comunidade
  • Escola
  • Família
  • amizade
  • Valores para viver em sociedade
    Educação Física:
  • Atividades corporais e psicomotoras
  • Capoeira( origem )
  • Recreação

  • Artes

  • Noções de arte plástica
  • Desenho
  • Reciclagem com sucatas
  • fantoches
  • Criação de histórias coletivas e individuais através da oralidade

  •   Etapas previstas:
               6 meses


  • BIBLIOGRAFIA

Parâmetros Curriculares nacionais: Língua Portuguesa: primeiro e segundo ciclos / Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. 3. ed. – Brasília : A Secretaria, 1998


http://oblogdocanuto.blogspot.com.br/ visualizado dia 21 de abril de 2014.



  
1) ATIVIDADE EM SALA DE AULA SOBRE O 

CICLO DA ÁGUA COM O 1º ANO.

              CONTEÚDO DE CIÊNCIAS:

A)      COMPREENDENDO O PROCESSO DO CICLO DA ÁGUA  ATRAVÉS DA GOTA ENFEITADA COM PAPEL CREPOM( TRABALHO DA MOTRICIDADE FINA) E COLAGEM.
LOGO,  DENTRO DELA  O DESENHO FEITO PELOS ALUNOS, ACOMPANHANDO A EXPLICAÇÃO DA PROFESSORA.

"Ler é Vida" Por Maurício Canuto








Nenhum comentário:

Postar um comentário