terça-feira, 24 de julho de 2012


       PSICOGÊNE DA LÍNGUA ESCRITA  DE EMILIA FERREIRO E ANA TEBEROSKY

       O processo evolutivo de aprender a ler e escrever passa por níveis de conceitualização que revelam as hipóteses a que chegou a criança, segundo Psicogêne da Língua Escrita  de Emilia Ferreiro e Ana Teberosky definiram , em seu cinco níveis:

• Nível 1: Hipótese Pré-Silábica;
• Nível 2: Intermediário I;
• Nível 3: Hipótese Silábica;
• Nível 4: Hipótese Silábico-Alfabética ou Intermediário II;
• Nível 5: Hipótese Alfabética.


1)HIPÓTESE PRÉ-SILÁBICA

2)HIPÓTESE  NIVEL SILÁBICA COM VALOR SONORO
3)HIPÓTESE NIVEL SILÁBICA SEM VALOR SONORO 

4)HIPÓTESE NIVEL SILÁBICA- ALFABÉTICA – Segundo estudos da psicolinguista argentina Emilia Ferreiro , orientado no seguinte artigo: “ A Desestabilização das Escritas Silábicas: Alternância e Desordem com Pertinência. Pois há uma insatisfação com a quantidade de letras- já que acredita nesta fase a maioria das crianças sejam necessário no minimo três letras para uma escrita legível. Ex: OASP. “ Todas as letras estão ali, mas em desordem(...). São duas escritas silábicas justapostas” pontua Emilia.

        Algumas crianças usam algumas letras com três funções especificas- não correspondendo ao som  da sílaba propriamente dita:

  - Recheio gráfico, Curinga, Nome da sílaba.

·         Recheio gráfico- Para separar vogais iguais ou preencher um espaço dentro da palavra
A     GUA  - A  P A E  A                MAÇÃ -   A M O A

·         Curinga- Como substituta de uma sílaba ou de uma consoante que a criança não sabe grafar. A mesma letra aparece como curinga em várias palavras.
TO MA TE -  O MA B                                  CA QUI -  AB CI


·         Nome da sílaba- Para escrever uma sílaba inteira. É comum o uso do K para CA e do H para GA.
BRI GA DEI RO –     BI  H  D RO                          CA SA –    K  SA

          Essa pesquisa recente revelam essas particularidades das escritas silábico-alfabéticas que secundo estudo tornam a avaliação e as intervenções mais eficientes.


Anexo fotos:


TESTAGENS REALIZADAS NA MINHA TURMA EM 2012- 1º ANO



HIPÓTESE PRÉ-SILÁBICA
HIPÓTESE SILÁBICA:

COM VALOR SONORO
SEM VALOR SONORO

Fonte: Nova escola – ALFABETIZAÇÃO-capa – Reportagem: Saber a teoria para ensinar bem. Pág. 46 e 47- escrita por Paula Takada. Site http://revistaescola.abril.com.br/

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